fbpx

Adotei um cachorro, e agora?

Adotei um cachorro, e agora?

Uaaauuuu, você é uma cachorreira, e você sabe o quão gostoso é ter um doguinho em casa, é animação da casa toda, eles querem passear, brincar e são muito fooooofoooos.

Mesmo sabendo que muitas flores vêm aí, é tudo muito novo para você, mas calma amiga, eu vou te ajudar nesse comecinho para te ajudar.

Continua aqui que vou te ajudar a resolver as principais dúvidas 😉

O que o filhote come?
É normal dormir tanto?
E
le pode ficar sozinho?
Quais vacinas são necessárias? 

E por aí vai…

Para começar, vou dar dicas aos dogs recém chegados…

🛒Itens básicos para a chegada do cachorrinho: 

Os itens abaixo ajudam seu cão a se adaptar melhor ao ambiente, dividi os itens entre os particulares do cachorro e do ambiente, que são para te ajudar no dia a dia:

Uso individual do cachorro

  • Comedouro e bebedouro
  • Ração de qualidade
  • Cama ou casinha de cachorro
  • Cobertor ou mantinha
  • Escova para pelos
  • Brinquedos
  • Coleira, Identificação e uso de guia
  • Shampoo e condicionador para cachorros
  • Toalha de banho
  • Escova dental
  • Pasta de dente para cachorros
  • Cortador de unha para cachorros
  • Roupinhas pet
  • Petiscos

Para o ambiente de vocês

  • Tapete higiênico ou outro material para o animal fazer suas necessidades;
  • Caixa de transporte e/ou cinto próprio para cães durante uso no carros 
  • Divisórias de ambiente
  • Desinfetante para limpeza
  • Bebedouro portátil (para quando estiver na rua ou em viagens)
  • Cata-caca

Agora que já sabemos o que precisamos tem em casa para receber os cachorrinhos, vamos saber como serão os próximos dias se tratando de cachorros filhotes e adultos

 🎈 Comportamento do cachorro

Quando filhotes, é tudo muita novidade, portanto fazem tudo em excesso, por exemplo, choram quando estão sozinhos, dormem bastante, urinam e defecam várias vezes ao dia.

Mesmo sabendo que é esperado, é preciso ter paciência nos primeiros dias.

Aproveite os petiscos para beneficiar em atitudes positivas e repreenda com “não” em atitudes negativas.

Gritar e deixar de castigo não ajuda em nada, só irá piorar a confiança entre vocês, é uma fase de adaptação, tente entender o que levou o doguinho a tomar certa atitude 😉

Passear é uma delícia, mas é necessário terminar o programa vacinal, consulte o veterinário para saber o melhor momento. O mesmo vale ao levá-lo para o banho e tosa.

Os cachorros são curiosos, vão querer farejar a casa inteira e subir em tudo que puder, portanto, cuidado com janelas abertas sem rede de proteção, eles podem perder o equilíbrio e cair. 

É importante adaptar o ambiente e instalar telas de proteção para evitar acidentes.

A partir de um ano os cães são considerados jovens adultos, já começam a ficar mais tranquilos, os laços de confiança criados quando filhotes ajudarão muito no comportamento nessa idade 😉

Cachorros adultos estavam acostumados ao ambiente anterior, nos primeiros dias será normal sua curiosidade no novo ambiente, deixe ele a vontade para conhecer os novos cantos e se adaptar ao novo ambiente.

🥛 Alimentação

Ofereça pelo menos 3x ao dia alimentação ao seu cachorrinho, a boa nutrição dos cachorros evita da glicemia baixar rápido em um filhote

Quando for dar petisco, prefira os petiscos naturais, como os desidratados de frango e carne 

Incentive seu cachorro a beber água colocando várias opções para ingestão de água, potes de água em diversos locais, fontes de água, água de coco em forma de gelo ou mesmo um caldinho de carne líquido e sem sal.

Os petiscos são ótimas escolhas para te ajudar na orientação e adestramento.

Os mesmos cuidados e conselhos sobre os filhotes valem para os adultos

🚑 Saúde

Ao adotar um cachorrinho, uma avaliação com o veterinário para coleta de exames e rientação é sempre o melhor a se fazer, pois durante a consulta a veterinária irá verificar se está tudo bem com ele, indicar alimentação e confirmar se não precisa de algum tratamento inicial.

O vermífugo, antipulga e anticarrapato são as primeiras medicações a serem feitas. A orientação veterinária é a melhor opção para te orientar.

A vacina inicial para os cachorros são as vacinas V8/V10 e são aplicadas a partir de 50 dias de vida, elas protegem contra: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Hepatite infecciosa canina, Parainfluenza e Leptospirose. É uma das principais vacinas para cães, estar em dia é super importante para sua proteção.

A Vacina Antirrábica é aplicada a partir dos 120 dias de vida. A vacina da raiva é tão importante quanto a V8/V10. Procure não deixar a vacina vencida.

As vacinas da giárdia e da gripe, denominadas Bronchi Guard ou Bronchi Oral, são vacinas opcionais. Ambas são aplicadas a partir de 60 dias de idade.

As vacinas para cachorros adultos são reforçadas anualmente, caso você não tenha histórico do seu cachorrinho, saiba que o ideal é aguardar pelo menos 30 dias para dar os reforços anuais das vacinas.

A castração de cachorros, tanto machos como fêmeas, é indicada a partir dos  6 meses.

Qualquer medicação deve ser ministrada sob orientação do veterinário.

Sintomas percebidos, por exemplo, má alimentação, diarréia, tosse ou qualquer outro é importante a avaliação com o veterinário para determinar o tratamento.

Parabéns pela adoção Cachorreira

Acho muito bonita a atitude de adotar pets, desde já meus parabéns. 🙂

 

O primeiro atendimento veterinário

Agendar uma consulta de rotina com o médico veterinário e saber como está sua saúde é muito importante para prevenir qualquer doença futura .

Bom, não seria novidade falar que o Atende Pet realiza o atendimento veterinário em casa 😁

Você pode fazer isso facilmente pelo WhatsApp

Até a próxima 😘

Scroll to Top