Pets com diarreia

Observações importantes antes da leitura

Se o paciente está com os sintomas agora, antes de iniciar a leitura, recomendo entrar em contato com nossa central de atendimento e explicar o caso, nunca sabemos os motivos da diarreia, e para o atendimento veterinário em casa precisamos entender o quadro e saber se temos possibilidade de atendê-lo. 

Espero que dê tudo certo 🙏

Você sabe o que é a diarreia? 

Definido pelo dicionário como: eliminação frequente de fezes líquidas e abundantes. A diarréia é um sinal clínico variado que pode ter significâncias diferentes para cada doença


A diarreia em cães e gatos pode significar quadros leves e até graves. Quando os pets estão com diarreia, é primordial avaliar qual o nível de risco infeccioso que ele se encontra.

Cabe a avaliação física realizada pelo médico veterinário para identificar se é um quadro leve ou severo de diarreia. 

É importante você saber que a diarreia em cães e gatos se não tratada adequadamente, pode levar a quadros de desidratação, emagrecimento e possíveis infecções, sendo assim, recomendamos não adiar a avaliação com o veterinário, para que o paciente inicie o tratamento rapidamente. 

O que fazer para evitar a diarreia dos seus cachorros: 

Nós temos essa frase em quase todos os posts e quando falamos de diarreia não será diferente “A prevenção é o melhor tratamento” 

Veja só, algumas doenças virais que levam à quadros de diarreia são evitadas através das vacinas obrigatórias a Vacina V10 para cães e Vacina V4 para felinos. Já as verminoses, que também são causas de diarreia, são evitadas através da vermifugação ou exames de fezes periódicos, num período de pelo menos 6 meses até um ano. Por isso recomendamos que sempre seja feito exames de rotina para garantir que seu cachorro ou gato está bem 🙂

Outro motivo para diarreia são as intoxicações alimentares ou pancreatites, que podem ser devido à alimentos proibidos para pets ou mesmo alimentos com alto teor de gordura, como por exemplo: chocolate, alimentos condimentados, pizzas, frituras, alho, cebola entre outros…

Falando em chocolate, você está desconfiada que seu cachorro ou gato comeu chocolate? Nós temos um post exclusivo sobre os cuidados a serem tomado para esse caso, recomendo a leitura: Meu cachorro comeu chocolate e agora?

Como pode identificar a diarreia em pets: 

É importante ficar de olhos se mudar a consistência das fezes e no comportamento do seu pet, esses dois quadros já são indícios de que ele esteja com diarreia. Observe as fezes, se estiverem pastosas, com presença de muco ou sangue entre em contato como veterinário, através da nossa central de atendimento você pode agendar um veterinário em domicílio, esse é um quadro que conseguimos tratar em domicílio.

Dentre os sintomas comuns associados, podemos citar:

  • Vômitos
  • Falta de apetite
  • Diminuição da ingestão de água
  • Ofegante
  • Dor abdominal
  • Febre
  • Apatia

Saiba que além do quadros de diarréia informados anteriormente outros sintomas relacionados com o sistema gastrointestinal inclui: 

  • Esôfago 
  • Estômago 
  • Alças intestinais. 

Se perceber qualquer um desses sintomas, uma das recomendações é suspender a ração e oferecer comida mais leves como frango desfiado e arroz branco sem tempero e sem sal e procurar um atendimento com um veterinário clínico geral para avaliar o quadro do paciente.

O veterinário em domicílio pode tratar o quadro de diarreia, durante a visita, o veterinário fará uma avaliação no paciente para detectar os sintomas e determinará o tratamento para o quadro, alguns exames podem ser solicitados para garantir qual o motivo e descobrir se a doença é proveniente de outras infecções.

Acho que é diarreia mesmo, mas não sei…

Como falamos anteriormente, procure não deixar o paciente esperando o tratamento, é tão dolorido vendo os sofrendo, a melhor pessoa para definir a doença, o quadro e o tratamento, é o médico veterinário, a consulta veterinário em casa ajuda a reduzir o estresse dele.

Quer saber o valor da consulta e agendar um horário? Entre em contato com nosso atendimento e explique melhor o quadro do paciente.

Estamos a disposição.

Iniciar conversa
1
Oi, tudo bem? ☺
Nosso atendimento está pronto para conversar sobre os sintomas do paciente ou informar quais as vacinas necessárias serem aplicadas. 😊

O que acha de conversarmos para te informamos os valores das consulta e como funciona o agendamento?

Fique a vontade para iniciar a conversa. 🙂

ATENÇÃO
Entendemos que os cuidados com o Coronavírus COVID-19 é algo extremamente importante, e a saúde de nossos pacientes é prioridade.

Estamos atendendo com todos os cuidados possíveis

🖐 Limitaremos o contato físico
🧤 Usaremos luvas descartáveis
☢ Todos os materiais estão desinfectados.
🤒 Se estiver com os sintomas remarque a consulta

A prevenção é o melhor tratamento 😉

Até mais