Preparando seu pet para uma consulta veterinária em domicílio

Cuidar da saúde dos nossos animais de estimação é uma das responsabilidades mais importantes que temos como seus tutores. E isso inclui agendar regularmente consultas com um veterinário. Mas, às vezes, pode ser difícil encontrar tempo para levar nossos pets à clínica veterinária

Os serviços veterinários em domicílio, são mais fáceis e convenientes para cuidar da saúde do seu pet sem sair de casa. Para o atendimento é importante estar preparado para a consulta veterinária em domicílio, garantindo que a experiência seja segura e positiva para você, seu pet e a veterinária.

Alguns passos simples que você pode seguir para preparar seu pet para uma consulta veterinária em domicílio.

? Prepare o local da consulta

Certifique-se de que a área onde a consulta ocorrerá esteja limpa e livre de distrações. Se você tem outros animais em casa, coloque-os em um cômodo separado para que o veterinário possa se concentrar no seu pet.

continua depois do anúncio

De preferência para um espaço confortável e tranquilo para o seu pet e para o veterinário fazer a avaliação. 

O local reservado para a avaliação do veterinário, precisa ter segurança para segurar seu animal de estimação, portanto, escolha locais com fácil acesso.

?Preparando seu gato

Tranquilize seu gato antes da chegada do veterinário, tente acalmar seu gato com brincadeiras, petiscos e carinhos para que ele esteja mais relaxado.

Escolha um local da casa onde seu gato se sinta confortável e que não seja muito movimentado.

Certifique-se de que o veterinário tenha acesso fácil e deixe uma área livre para o veterinário trabalhar e evite que o gato tenha acesso a áreas restritas.

continua depois do anúncio

Mantenha seu gatinho contido. Se o gato costuma fugir ou se esconder, é importante mantê-lo em uma área segura para evitar fugas e possíveis acidentes.

Faça uma higiene básica e certifique-se de que o gato esteja limpo, com a pelagem escovada e sem sujeira nos olhos e ouvidos

?Preparando seu cachorro

Se o seu cachorro é estressado, tire-o do ambiente agitado e coloque-o em um lugar calmo e tranquilo. Isso ajudará a diminuir a ansiedade do animal.

Faça uma higiene básica em seu cachorro. Antes da consulta, faça uma higiene básica no seu cachorro, como escovar os pelos. Isso deixará o animal mais confortável e limpo. 

Evite limpar as orelhas e os olhos caso os sintomas do seu cachorro esteja neles 

Coloque uma almofada ou cobertor para que o seu cachorro possa se deitar e relaxar durante a consulta.

Quando o cachorro é arisco, é importante ele ter sua própria focinheira, colocar a focinheira minutos antes do atendimento ajuda a garantir a segurança do veterinário.

Deixe o cachorro relaxado: Antes da consulta, deixe o seu cachorro relaxado e tranquilo. Ofereça brinquedos e petiscos para distraí-lo e deixá-lo mais à vontade.

Mantenha-se calmo. Os cachorros são muito sensíveis às emoções dos donos. Mantenha-se calmo e tranquilo durante a consulta para que o seu cachorro se sinta mais seguro e confortável.

?‍⚕️ Preparando para a consulta veterinária

Identifique as preocupações que você tem sobre a saúde do seu animal de estimação

Antes da consulta, é importante que você faça uma lista das preocupações que tem sobre a saúde do seu pet. Dessa forma, você pode compartilhar todas as informações relevantes com o veterinário e garantir que todas as suas preocupações sejam abordadas durante a consulta.

Para consulta veterinária em domicílio, é importante que você se prepare com antecedência. Isso inclui fornecer informações completas sobre a saúde do seu animal de estimação.

Tenha com facilidade e/ou em mãos: 

  • histórico médico
  • carteira de vacinação
  • alimentação
  • rotina

? Preparando para a vacinação

Para vacinas em domicílio, certifique-se de que o seu animal de estimação esteja devidamente preparado. Isso inclui ter um registro atualizado das vacinas anteriores, dessa maneira ter a carteirinha de vacina em mãos facilita no momento do atendimento. 

Prepare um ambiente seguro e higiênico para a aplicação da vacina. Além disso, é importante garantir que o seu pet esteja calmo e confortável antes e durante a aplicação da vacina. 

Para gatos que costumam fugir ou se esconder, aconselhamos mantê-lo em locais fechados, de preferência onde será realizada a aplicação da vacina.

? Preparando para os exames

Para exames em domicílio, é importante que o seu animal de estimação esteja relaxado e tranquilo. 

Atente-se a solicitação de jejum estipulado para o exame, caso acredite que seu pet tenha ingerido algum alimento, reagende o atendimento.

Certifique-se de que o seu pet tenha um ambiente tranquilo e confortável para o exame. Prepare um ambiente seguro e higiênico para o veterinário coletar o exame. 

Para exames de imagem, como ultrassom, é necessário ligar o equipamento na energia, ao escolher o local para o atendimento, de preferência para locais próximos de das tomadas, e informe local para o veterinário 

?Prepare-se para o pós-consulta

Dê atenção e carinho ao seu animal de estimação após a consulta. Isso ajudará a tranquilizá-lo e a garantir que ele se sinta confortável e seguro.

Após a consulta, observe o comportamento do seu animal de estimação. Caso ele apresente reações como vômitos, diarreia, febre ou qualquer outro sintoma, entre em contato com o veterinário que fez a visita e explique os sintomas apresentados.

Mantenha a rotina de cuidados e medicamentos. Seguir as orientações do veterinário quanto aos cuidados e medicamentos prescritos para o seu animal de estimação é importante para que ele se recupere completamente.

Gostou? Siga nossas redes para mais dicas e novidade 😉


Rolar para cima