fbpx

Cuidados com pelos de cães: confira 8 dicas importantes!

cuidado-com-pelos-de-pets-atende-pet

Os cuidados com os pelos dos cães são essenciais!

Ser responsável de cão é uma tarefa divertida e prazerosa, pois não há nada melhor que cuidar de alguém que lhe oferecerá a todo instante seu amor e carinho como um cachorro. Porém, o pelo desses animais pode deixar essa tarefa difícil e um pouco exaustiva.

Algumas raças de cães que possuem pelos longos ou aquelas que soltam muitos pelos necessitam de atenção e cuidado específicos, diferente das que tem um pelo consideravelmente mais fácil de serem tratados.

Neste artigo, veremos 8 dicas importantíssimas para o cuidado com o pelo dos cães. Ademais, veremos que além da alimentação, exercícios e brincadeiras, os cães também precisam de atenção quanto a sua pelagem, para que esteja sempre limpa, brilhante e transparecendo a saúde do animal.

Cuidados diretos com pelos de cães

O responsável deve começar a tomar certos cuidados com os pelos quando o cão ainda é filhote, para que se acostume quando chegar a fase adulta e esteja com o pelo sempre saudável. 

Acompanhe quais são esses cuidados.

1 – Dê banhos frequentes no cão

Para que seu cão tenha pelos sempre lindos e brilhantes, os cuidados precisam começar pelo banho. Os cães não necessitam mais que um banho por mês, exceto àqueles que tem mais facilidade em se sujar ou que passam maior parte do tempo fora de casa.

Submeter o cão a vários banhos durante o mês, sem necessidade, pode acabar danificando o pelo do animal, pois removeria toda oleosidade natural da pele dele. Além disso, usar água morna e fazer muitos elogios ao cãozinho na hora do banho, pode deixar esse momento mais divertido.

2 – Faça escovação para melhorar o pelo

Uma boa escovação acompanhada de um bom desembaraçador também é algo essencial para a saúde do pelo dos cães. Independente da raça e do tipo de pelo cachorro, a escovação deve ser feita pelo menos a cada três dias. Isso vai ajudar a deixar os pelos do pet sempre macios, renovados e com aspecto saudável.

Por isso, busque por uma escova ou rasqueadora que seja indicada para o tipo de pelo do seu cão e faça esse trabalho na frequência correta para que ele se acostume. Oferecer ao cãozinho petiscos e guloseimas pode ajudar fazendo com ele fique parado na hora da escovação.

Os parasitas conhecidos como carrapatos e pulgas são extremamente prejudiciais tanto a saúde quanto ao pelo do animal. Manter seu cão livre de infestações desses parasitas, fará com que ele não se coce nem morda a pele, e consequentemente não danifique seu pelo.

Para prevenir seu pet dessas infestações é importante que o antipulgas e o anticarrapatos estejam sempre em dias, assim evitará que o cãozinho sofra com problemas de saúde ou na pelagem.

3 – Previna a infestação de carrapatos e pulgas

Os parasitas conhecidos como carrapatos e pulgas são extremamente prejudiciais tanto a saúde quanto ao pelo do animal. Manter seu cão livre de infestações desses parasitas, fará com que ele não se coce nem morda a pele, e consequentemente não danifique seu pelo.

Para prevenir seu pet dessas infestações é importante que o antipulgas e o anticarrapatos estejam sempre em dias, assim evitará que o cãozinho sofra com problemas de saúde ou na pelagem.

4 – Proteja seu cachorro do sol

Outro fator indispensável para o cuidado com os pelos dos cães é proteger a pele do animal contra os efeitos dos raios solares. Nos passeios em dias de sol, assim como protegemos as patas também é necessário ter esses cuidados com a pele do cão.

O pelo já serve como uma proteção natural da pele e controla a temperatura corporal do cão. Entretanto, eles possuem algumas partes do corpo com pouco ou nenhum pelo onde deve ser aplicada uma loção protetora e bloqueadora dos raios UVA e UVB. Assim o cão estará com o pelo e a pele protegidos.

5 Leve seu cão para fazer a tosa

Hoje em dia existem várias opções legais de tosa para o seu cão, mas muitas pessoas esquecem que a tosa não é meramente estética. Dependendo do tipo de pelo do seu cãozinho, a frequência com que seu pelo de ser tosado vai ajudar e facilitar os cuidados.

Se for um cão com pelos longos é necessária uma tosa higiênica com mais frequência para evitar o contato de bactérias com partes sensíveis do corpo. Caso seja um cão de pelo curto, as tosas não precisam ser tão frequentes, mas são necessárias para a renovação dos pelos.

Mais dicas essenciais de cuidados com pelos de cães

Além dos cuidados físicos que vimos acima, alguns outros podem ser tomados para promover saúde e bem-estar ao seu cachorrinho de dentro para fora. Vejamos agora como a hidratação, uma alimentação adequada e visitas ao veterinário podem ajudar a manter os pelos do cão saudáveis.

6 – Ofereça uma alimentação nutritiva

Para que seu pet tenha sempre uma pelagem deslumbrante, é importante oferecer a ele uma alimentação de qualidade. Quando for escolher a ração é preciso ficar atento aos nutrientes que a compõe, e optar sempre pelo alimento mais nutritivo.

Se quiser uma dose de brilho extra no pelo do seu cão, o ideal é adicionar à alimentação do animal uma colher de chá de óleo vegetal. Alguns alimentos naturais como a cenoura também ajudam a garantir a força, beleza e brilho dos fios.

7 – Mantenha seu cão bem hidratado

Assim como ocorre com a alimentação, a beleza e cuidados com a pelagem também requerem uma boa hidratação dos cães. Manter o cão bem hidratado é essencial não só para pelo, mas também para a saúde do animal de forma geral.

Ofereça ao cão um recipiente com água à vontade, dessa forma ele poderá se hidratar sempre que sentir a necessidade, o que irá contribuir para que os pelos cresçam saudáveis e não fiquem opacos.

8 – Leve seu amigo ao veterinário

Para manter a pele e consequentemente os pelos do seu cão saudáveis, as visitas ao veterinário devem estar sempre em dias. Ademais, se notar que seu cão está se coçando com muita frequência ele pode estar com algum tipo de alergia.

É importante levá-lo para uma consulta de rotina e, se for o caso, para realização de exames. Somente o veterinário poderá receitar os medicamentos e procedimentos corretos para o tratamento.

Você sabia que o Atende Pet te atende em domicílio, pois é, você nem precisa sair de casa para consulta com o veterinário e mais, ele pode coletar os exames na hora e te dar o resultado em até 48h.

Entre em contato com o atendimento para saber mais.

Cuidar dos pelos dos cães também é cuidar da saúde!

Que os cães precisam de muitos cuidados específicos não é nenhuma novidade. Porém, pudemos ver neste artigo que certos cuidados com a pelagem do animal podem fazer toda diferença e trazer mais vitalidade aos seus pelos.

Vimos que os banhos não precisam ser dados todos os dias, pois isso pode prejudicar a pele do animal, mas quando dado na frequência correta o pelo ficará sempre vistoso. Assim como ocorre com a escovação que precisa ser feita, no mínimo, a cada três dias para a remoção dos pelos antigos.

Aprendemos ainda algumas outras dicas como oferecer ao cão uma alimentação nutritiva, mantê-lo sempre bem hidratado e levá-lo ao veterinário quando necessário, são formas importantes de tratar e prevenir possíveis doenças que atinjam os pelos! 

Gostaram? No nosso tem mais conteúdo sobre pets 😉

Conteúdo criado em parceria com a Guia Animal

Rolar para cima