Acho que meu gato está febril

Observações importantes antes da leitura:

Se acredita que ele está sintomas de febre alta, as recomendações de nossos veterinários são: não dê nenhum medicamento sem prescrição médica veterinária, e, procure um veterinário para ele receber o diagnóstico e tratamento adequado o quanto antes. 

Espero que seu esteja aqui por curiosidade e que seu gatinho esteja bem de saúde, boa leitura 😉

Gato sente febre?

Sim, é a resposta para sua pergunta, algumas doenças humanas se manifestam em animais também, é o caso da febre, onde os seus sintomas são:

  • Corpo com a temperatura elevada, principalmente a região da barriga.
  • Perda de apetite. 
  • Diminuição do consumo de água. Gatos não costumam ser animais que consumam grande quantidade de água, reduzi-las pode resultar em graves consequências.
  • Apatia, falta de energia. Em especial se o seu felino é um animal muito energético, vê-lo sem vontade de brincar, correr ou saltar é um claro indício de que algo está acontecendo.
  • Falta de higiene pessoal. Os gatos são animais bastante limpos, descuidar da higiene não é próprio deles e indica que a sua saúde não se encontra em perfeitas condições.
  • Em casos mais graves, o gato pode sofrer de calafrios, tremores ou uma respiração acelerada.

Seu gato está com sintomas da febre?

Se os sintoma informados acima batem com o quadro atual do seu gato, é provável que ele esteja febril, a nossa recomendação é agendar a consulta com o veterinário, é importantíssimo o início rápido do tratamento, caso seja novo aqui, saiba que o Atende Pet realiza a consulta veterinária em casa e você pode conversar com o atendimento para tirar suas dúvidas e agendar o atendimento.

O que fazer por enquanto que o veterinário não chega…

É claro que sentimos muito quando vemos o gatinho mal, parece que compartilhamos os sintomas, não é? Mas algumas coisas podem ser feitas enquanto você aguardar o veterinário chegar na sua casa ou horário de atendimento na clínica, vamos dar algumas ajudas:

  • Oferecer água 
  • Não ficar manipulando em excesso o paciente, deixa-lo descansar.
  • Não administrar nenhum tipo de medicamento, alguns medicamentos podem ser tóxicos para os animais, por exemplo, o paracetamol que pode intoxicar os gatos.

Quanto tempo dura a febre em gatos

Assim como em humanos, a febre em felinos duram em média um a dois dias, isso se a febre estiver sendo tratada de forma adequada determinada pelo médico veterinário, que podem variar desde antitérmicos, antiinflamatórios e antibióticos.

Será que pode ser outra doença?

Esperamos que não, mas há casos que os sintomas das doenças são muito parecidos e apenas avaliação médica veterinária e exames específicos podem determinar o quadro do paciente corretamente. Por isso, já falamos aqui mais de uma vez eu sei, nunca recomendamos dar remédios para os gatos por conta própria, pois a avalição médica veterinária é importante para isentar que o gato esteja com outra doença, seja ela mais grave ou não. 

Associado à febre podemos observar outros tipos de sintomas, como: vômito, diarréia, tosse, espirros, inchaços, nariz e olhos com secreção, e pelos sintomas o veterinário irá correlacionar com algumas doenças abaixo:

  • Tumores
    Costumam afetar mais os gatos idosos que os jovens
  • Doenças virais
    Como o complexo respiratório felino e a PIF (peritonite infecciosa felina)
  • Intoxicação por chumbinho
  • Doenças bacterianas
    Como a micoplasmose e a pneumonia
  • Pancreatite
  • Ingestão de medicamentos como efeito secundário
  • Doenças parasitárias
    Como toxoplasmose e a platinosomose 

A consulta veterinária em domicílio pode no meu caso?

O sintoma febre é possível diagnosticar e realizar a consulta veterinária na sua casa, assim reduzindo os sintomas e dores do paciente. 

Você pode entrar em contato com o atendimento e agendar um consulta em domicílio.

Espero que dê tudo certo 🙏

Iniciar conversa
1
Oi, tudo bem? ☺
Nosso atendimento está pronto para conversar sobre os sintomas do paciente ou informar quais as vacinas necessárias serem aplicadas. 😊

O que acha de conversarmos para te informamos os valores das consulta e como funciona o agendamento?

Fique a vontade para iniciar a conversa. 🙂

ATENÇÃO
Entendemos que os cuidados com o Coronavírus COVID-19 é algo extremamente importante, e a saúde de nossos pacientes é prioridade.

Estamos atendendo com todos os cuidados possíveis

🖐 Limitaremos o contato físico
🧤 Usaremos luvas descartáveis
☢ Todos os materiais estão desinfectados.
🤒 Se estiver com os sintomas remarque a consulta

A prevenção é o melhor tratamento 😉

Até mais