O meu cachorro comeu chocolate, e agora?

Ao perceber que seu cachorro comeu chocolate, é importante agir com cautela. Caso suspeite de uma alta quantidade ingerida, recomenda-se procurar um hospital veterinário. Observe os sinais de intoxicação, como diarreia, vômitos, hiperatividade, tremores, entre outros. O chocolate contém teobromina, substância tóxica para cães, e sua quantidade e tipo podem afetar os riscos. Os gatos têm pouca tendência a comer chocolate. Em casos de intoxicação, é necessário levar o animal a uma clínica veterinária, pois o tratamento em domicílio não é adequado. Previna oferecendo chocolate aos animais e conscientize outras pessoas sobre os perigos.

Você percebeu que seu cachorro comeu chocolate, compreendendo sua preocupação, eu posso adiantar que uma certa quantidade de chocolate é sim muito grave para os doguinhos, vamos entender se é o seu caso e quais os cuidados a se tomar a partir de agora.

Orientação:
Recomendamos ir ao hospital veterinário
caso tenha certeza que seu cachorro comeu uma alta quantidade de chocolate

O que fazer quando o cachorro comer chocolate….

Se você está aqui por que seu cachorro comeu chocolate, vamos tentar entender o quadro do cachorrinho primeiro.

Primeiro, se tiver possibilidade, pedir orientação para o seu veterinário e informá-lo sobre as condições atuais:

continua depois do anúncio

  • Quantidade consumida
  • Tempo que ingeriu
  • Tipo de chocolate
  • Sintomas apresentados (vamos falar sobre isso). 

Essas informações são importantes para o veterinário saber o tamanho do risco envolvendo seu cachorro.

Sinais que o cachorro está intoxicado por chocolate

Quando não se tem certeza da quantidade consumida, ou até mesmo, se de fato foi consumida alguma quantidade de chocolate, a principal recomendação é ficar em observação, pois os sintomas ainda podem não ter sido manifestados.

Os principais sinais clínicos demonstrados que seu cachorro está intoxicado por chocolate normalmente são:

  • Diarreia
  • Vômitos
  • Hiperatividade
  • Tremores
  • Fraqueza
  • Aumenta da frequência cardíaca e/ou arritmia
  • Respiração ofegante
  • Aumento da temperatura corporal
  • Dor abdominal
  • Aumento da frequência urinária
  • Convulsões
  • Desidratação e intensa vocalização

Esses sintomas são ocasionados entre 6h e 12h após ingestão do chocolate e, é muito importante o tratamento neste momento, tomar cuidado nesse período é extremamente importante, pois negligenciar o tratamento pode levar o animal ao óbito, dependendo da quantidade de chocolate ingerida.

E o que acontece quando o cachorro come chocolate?

continua depois do anúncio

Entenda porque chocolate é perigoso para cães

No chocolate existe a Teobromina. A Teobromina é o principal componente tóxico, juntamente com a cafeína contribui para o aumento da toxicidade nos cachorros. A Teobromina é uma substância lipossolúvel, e pode atravessar a barreira hematoencefálica e placentária, tendo sua absorção em intestino e estômago distribuindo por todo o corpo, fui muito técnico? Vou tentar ser mais claro, ela consegue ser absorvida rapidamente pelo corpo do cachorro.

Chocolate é um delícia, e sei também que dá muita dó quando estamos comendo e ele fica te olhando querendo um pedacinho, mas o chocolate é um dos alimentos humanos que mais ocasionam envenenamento em cães, e mesmo parecendo inofensivo, dependendo da quantidade pode ser letal.

Deixando claro quais são os riscos, entenda que alguns fatores podem interferir como o tamanho do animaltipo de chocolate e a quantidade de Teobromina presente no chocolate ingerido. A dose letal da Teobromina em cães e gatos é de 100 a 200 mg/kg.

Em geral, podem-se observar sinais leves em cães que ingeriram 20 mg/kg. Uma dose de 60g de chocolate ao leite por kg de peso corporal é potencialmente letal, para ter uma noção, uma barra de chocolate vendida em supermercado pesa em média 90g.

E o chocolate meio amargo? 

Se você seguir a lógica “O chocolate meio amargo é mais saudável, quanto mais cacau, mais saudável ele fica,” você está errado. Quanto maior a quantidade de cacau, menor a quantidade de açúcar, ótimo para nós humanos, porém, péssimo para os pets. Quando estamos falando de cães, o chocolate meio amargo torna-se 10x mais tóxico que o chocolate ao leite.

E os chocolates para cachorro?

Aqueles vistos em petshops na sessão de petiscos, certo? Esses chocolates não são produzidos com cacau, são apenas petiscos em formato e cor de chocolate. Esses petiscos são produzidos com orientação de profissionais e tomados os cuidados para a saúde animal.

Quer que seu cachorro faça parte do momento da Páscoa

Os chocolates em formas de petiscos são ótimos para este momento. Há fabricantes que fazem em formato de ovo de páscoa, tornando uma maravilha o momento de ovos de páscoa onde os cães também podem participar da sessão sobremesa 🙂

Quando chegar o momento chocolate, não esqueça de abrir os pacotes para o cachorro não comer a embalagem e se intoxicar comendo plástico 😉

Observando que qualquer petisco em excesso faz mal, então evite dar doses muito altas e siga a recomendação do fabricante.

E os gatos? Eles não comem chocolate? Nós não esquecemos dos gatos 😉

Os gatos possuem comportamentos bem diferentes dos cachorros e a chance de gatos comerem chocolates são mínimas, a maioria dos gatos não gostam do sabor adocicado desses alimentos. Se o seu gato comer chocolate o procedimento é o mesmo adotado para cachorros, entrar em contato urgentemente com o seu veterinário.

O cachorro comeu chocolate posso chamar o veterinário em casa?

Infelizmente não, pode parecer pior se deslocar com o paciente mas nesse caso é importantíssimo ir numa clínica ou hospital veterinário. O tratamento e os procedimentos para desintoxicação não são possíveis serem realizados em domicílio.

Além disso, clínicas e hospitais veterinários possuem mais velocidade para diagnosticar e iniciar o tratamento.

Mas caso tenha interesse em uma consulta veterinária em domicílio, converse com o atendimento: Contato

A prevenção é sempre o melhor tratamento, então saiba que…

Apesar de pouco conhecida, a intoxicação por chocolate é frequente em cães, principalmente pela falta de conhecimentos dos seus efeitos ao organismo do animal.

É muito importante alertar você, parentes e amigos, sobre o risco de ofertar chocolate e seus derivados aos cachorros e gatos, alertar todos da sua casa, principalmente aquela tia que sempre dá um pedacinho de comida para o cachorro porque “Ahhh ele é tão fofo, tava me olhando com uma carinha tão linda querendo, pensei que não tinha problema” por favor :).

Se esteve aqui por que seu cachorro comeu chocolate, espero que dê tudo certo

Até a próxima

Acompanhe nossas redes sociais para mais dicas e novidades

continua depois do anúncio

Rolar para cima