O que é Parvovirose: uma doença grave para cães

A Parvovirose é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que afeta cães de todas as idades, raças e tamanhos. É causada pelo vírus da Parvovirose Canina, que ataca o sistema digestivo e imunológico dos animais, causando graves problemas de saúde.

Quais os sintomas da Parvovirose: como identificar a doença

Os sintomas mais comuns da Parvovirose incluem:

  • diarreia severa
  • vômito
  • perda de apetite
  • fadiga
  • febre
  • dor abdominal

Alguns cães também podem apresentar desidratação e anemia. 

É importante levar o cão ao veterinário imediatamente ao veterinário se suspeitar que ele possa estar com a doença, pois a Parvovirose pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

Como prevenir a Parvovirose: vacinas e medidas de higiene

A melhor maneira de prevenir é garantir que o cão receba as vacinas necessárias para protegê-lo contra a doença. 

A vacina V10 é a principal vacina para proteção da Parvovirose.

É importante manter a higiene do ambiente e evitar o contato com cães doentes ou suspeitos.

Evitar compartilhar alimentos, brinquedos e outros objetos com cães que possam estar infectados. Certifique-se ao hospedar seu doguinho em hotéis e creches se solicitam  comprovação da vacina V10 de todos os hóspedes.

Parvovirose dá em gatos também?

Embora seja mais comum em cães, gatos também podem contrair a doença. Por isso, é importante garantir que seu gato também receba as vacinas necessárias e evite o contato com animais doentes ou suspeitos.

Quais os exames para verificar se o cachorro tem Parvovirose

O veterinário pode realizar exames de sangue e de fezes para detectar a presença do vírus. Além disso, o médico pode avaliar os sintomas e a história clínica do animal para chegar a um diagnóstico preciso.

Consulta veterinário em domicílio é indicada?

Se o seu cão estiver com Parvovirose, é importante levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível. No entanto, em alguns casos, o veterinário pode realizar uma pré avaliação e assim, encaminhar para o pronto socorro se for necessário.

O cachorro pode precisar ser internado para um tratamento mais intensivo, sendo assim recomendamos que o paciente seja avaliado em um pronto socorro, para maior velocidade do tratamento.

A Parvovirose é uma doença grave e altamente contagiosa que afeta principalmente cães jovens. Todo cuidado é pouco, mantenha as vacinas atualizadas anualmente e qualquer sintoma apresentado pelo seu cachorro, procure um veterinário.

Imagem: Freepik
Scroll to Top