fbpx
afinal, o que é a giárdia

O seu médico veterinário te deu uma listinha de vacinas que você precisa vacinar seu pet, você lê:

E é tudo muito novo, você acabou de adotar um cachorrinho, ou até mesmo adotar um gatinho, e não está sabendo o que é o que, além de várias outras coisas que você precisa comprar e resolver. 

Se seu petzinho está apresentando os sintomas da doença e você está com dúvidas sobre o que realmente é a doença da Giárdia. Recomendo a leitura e entrar em contato com o veterinário.

Mas calma, a partir dessa leitura você saberá de vez o que é a giárdia, como ela atua, seu ciclo e como prevenir. 

Boa leitura

As informações desta página tem a supervisão da Dra Bárbara Donato.

O que é a doença da Giárdia?

A giardíase é uma doença infecciosa ocasionado por um protozoário, chamado Giárdia, e pode acometer cães, gatos e seres humanos. Nos casos que o petzinho estiver infectado pela Giárdia, existe a possibilidade da transmissão para humanos, porém os casos são fora do comum.

Os sintomas da Giárdia?

O principal sinal clínico presente na giárdia em cães a gatos é a diarreia, na maioria das vezes com presença de muco nas fezes, afetando principalmente a absorção intestinal.

Em casos raros, ocorre infecção de forma grave, apresentando vômito, desidratação, letargia e falta de apetite. Além disso, alguns pacientes positivos para giárdia são assintomáticos, nesses casos apenas os exames podemos concluir o quadro, veremos mais abaixo.

Como identificar a Giárdia em cães e gatos? 

O diagnóstico da giardíase pode ser através do exame de fezes simples, chamado de parasitológicos de fezes, onde são coletadas 3 amostras de fezes em dias intercalados.

Outro método utilizado é a sorologia da giárdia, também seria através da coleta de fezes.

Como ocorre a Giárdia:

Como prevenir a giardia?

A via de transmissão é oral, portanto é muito importante controlar o que seu cão ou gato ingere, essa simples atitude ajuda bastante a evitar uma contaminação. 

Um dos mais importantes cuidados na alimentação é o fornecimento de água limpa e filtrada (ou fervida, caso não tenha filtro em sua residência, e claro, aguarde esfriar, não queremos que seu amiguinho se queime 😉). 

Caso seu cãozinho faça as necessidade dentro de casa, após ele defecar, imediatamente remova as fezes e utilize um produto de limpeza à base de amônia quartenaria, presentes nos produtos de limpeza vendidos em petshop. 

Se o cãozinho for passear na rua, evite os locais com grama e de preferência para regiões próximo de sua residência e jogue um balde com desinfetante para remover possíveis cistos do piso. 

Seu cãozinho dorme com você? Troque os lençóis semanalmente, e além disso é importante a higienização da região perianal para remover possíveis cistos da giárdia presos ao pêlo. 

Outro método importante que irá ajudar a evitar a recontaminação caso seu pet estiver com giárdia, é o banho tanto no início e no fim do tratamento. 

Já para os humanos, a prevenção seria beber água filtrada, sempre lavar as mãos quando em contato com fezes de animais ou jardinagem ou mesmo antes de comer e sempre lavar os alimentos crus antes de consumi-los.

Como a vacina da giárdia age nos cães?

A vacina diminui a quantidade de cistos liberados nas fezes pelo animal que foi vacinado.

Quantas dose são necessárias e qual o período de reforço?

Para ativação da imunidade da vacina da giárdia, são necessárias duas doses da vacina com intervalo de 21 a 30 dias e o reforço da vacina é anual

Porque é uma vacina opcional? 

A vacina da giárdia não é obrigatória pelo guia de vacinação mundial, por isso ela é uma vacina opcional.

Esta vacina é indicada caso seu petzinho frequente creches, parques ou locais com muitos animais, para evitar que um paciente transmita a doença a outra animal 

E qual o tratamento da Giardia?

O tratamento da giardíase normalmente é de acordo com os sintomas apresentados e a gravidade deles e normalmente é utilizado:

  • Antiparasitários como o vermífugo
  • Reidratação com fluidoterapia (soro intravenoso)
  • Medicação para vômito e dores
  • Vitaminas  
  • Dependendo do caso, antibiótico.

Vacinas da Giárdia em domicílio pelo médico veterinário

Nós podemos aplicar a vacina da giárdia em sua casa, sem passar pelo estresse de colocar o petzinho no deslocamento 🙂

O atendimento é super simples, e você pode consultar com o atendimento, valores e agendas, fale conosco para mais informações 😉

A prevenção é o melhor tratamento. 

Até mais

Você encontra a pelúcia da Giárdia na Bio Store. 
Link abaixo:
Pelúcia da Giárdia – Bio Store

Iniciar conversa
1
Oi, tudo bem? ☺
O atendimento está pronto para conversar sobre os sintomas do paciente ou informar quais as vacinas para serem aplicadas. 😊

Podemos iniciar a conversa para te informamos os valores das consulta e como funciona o agendamento?

Fique à vontade para iniciar a conversa. 🙂

A prevenção é o melhor tratamento

Até mais