fbpx

Para que serve a Vacina V10?

para que serve a vacina v10 para o caes

Entendendo a importância da Vacina V10

A vacina V10 é uma das vacinas mais importantes para os cães, ela protege contra 10 antígenos vacinais de diferentes vírus e bactérias que causam as principais doenças nos cães como:

  • Cinomose
  • Parvovirose
  • Coronavirose
  • Adenovirose
  • Hepatite infecciosa canina
  • Parainfluenza
  • 4 tipos de leptospiroses.

Cada animal pode passar por uma avaliação médica veterinária de acordo com os riscos que ele corre de adquirir certas doenças, por exemplo, animais que vivem em apartamento e não saem na rua correm menos riscos de ter leptospirose.

A grande vantagem da vacina V10 é que ela protege contra todas essas doenças com apenas uma agulhada, se as vacinas fossem separadas por doenças o animal teria que receber uma agulha por vacina, o que o deixaria desconfortável e com dor.

Quantas doses são necessárias?

A vacinação pode ser iniciada em filhotes a partir de 45 dias de vida e eles recebem entre 3 a 4 doses, sendo o intervalo entre as doses de 21 a 30 dias.

A indicação de aplicação da última dose da série primária dessa vacina, é que seja dada com 16 semanas de idade ou mais, ou seja, com aproximadamente 4 meses de idade. 

É com quatro meses, que a quantidade de anticorpos maternos presentes no sangue do filhote já estão bem baixos, assim evitando a falha vacinal, ocorrendo se esses anticorpos estiverem em uma quantidade alta no sangue, que seria entre 6 e 12 semanas de vida. 

O problema da presença dos anticorpos maternos, é a neutralização dos antígenos vacinais e com isso impedindo a imunização contra as doenças da vacina V10. 

Lembrando que o reforço deve ser realizado anualmente

Quanto tempo dura a proteção da  vacina V10?

A proteção contra as viroses presentes na Vacina V10 podem durar 12 a 36 meses, dependendo do vírus.

Como existem 7 doenças diferentes, algumas proteções podem variar quanto ao tempo, logo a avaliação do veterinário é essencial para determinar qual o período de intervalo das aplicações garantindo a proteção individual de cada pet. 

De modo geral, a Vacina V10 é realizada anualmente após as primeiras doses.

Por que fazemos a vacina importada?

Na vacina V10 importada são feitas atualizações das cepas dos vírus, bem como são realizados estudos clínicos sobre a eficácia da vacina contra as doenças da vacina V10, o que torna a vacina mais segura e eficaz.

Porque é uma vacina essencial?

A vacinação dos cães é um importante método de prevenção contra as zoonoses – enfermidades que podem ser transmitidas dos animais para os tutores – por isso, é considerada uma vacina essencial, no caso a doença que é uma zoonose, é a leptospirose. Outro motivo por ela ser uma vacina essencial, é que as doenças como cinomose e parvovirose tem uma alta taxa de mortalidade entre os cães.

Vacina V10 em domicílio

Por ser uma vacina essencial para permitir passear e socializar com outros cães, a vantagem de realizar a aplicação à domicílio, é que os riscos de contaminação pelas doenças virais são mínimas, visto que se você levar em clínica, outros animais transitaram por lá, e os riscos são maiores. 

No dia da vacinação, o médico veterinário irá realizar uma avaliação com exames clínicos completos, o animal só receberá a dose vacinal se ele estiver nutrido, sadio e sem apresentar febre.

A Vacina V10 em dia salva vidas 🙂

até mais

Conteúdo produzido com a participação da Dra Bárbara Donato – Médica Veterinária do Atende Pet

Rolar para cima