Perdi a carteira de vacinação dos meus cachorros e gatos.

Eu sei que você não perdeu a carteira de vacinação do seu pet de proposito, a carteira de vacinação depois do primeiro ciclo de vacinação será utilizada uma vez por ano, e nesse período, muitas coisas podem acontecer.

O melhor a se fazer é guardar a carteira de vacinação em algum lugar que você costuma guardar seus documentos, recomendamos sempre manter as vacinas em dia e a carteirinha de vacinação é sua melhor amiga para não perder a data certa.

Por diversos motivos as pessoas perdem a carteirinha, e esses motivos não vem ao caso, vamos te ajudar como podemos colocá-la em dia 😉

 

Entenda quais as vacinas que os pets precisam tomar

Quando não é o caso da primeira imunização das vacinas que podem variar até 4 doses, as vacinas do seu pet são reforçadas anualmente, vamos relembrar quais são elas:

Vacinas para Cachorros

 

Vacina V10
3 doses com intervalo de 21 dias

 

 

Vacina Antirrábica (Vacina da Raiva)
Dose única 

 

 

Vacina Bronch Guard

2 doses com intervalo de 21 dias

 

 

Vacina Giárdia
2 doses com intervalo de 21 dias

Vacinas para gatos

 

Vacina V4
2 doses com intervalo de 21 dias

 

 

Vacina Antirrábica (Vacina da Raiva)
Dose única 

 

 

Bom, agora você já sabe quais as vacinas eles precisam tomar, vamos para próxima etapa.

 

2º Quais as vacinas ele já tomou

Calma, eu sei, se você soubesse não estaria preocupada porque perdeu a carteira de vacinação. Mas eu quero refrescar sua memória, assim, talvez você consiga pelo menos ter uma noção.

Se você tem um cãozinho, são duas vacinas obrigatórias, Vacina V10 e Vacina Antirrábica e duas vacinas opcionais, Vacina Bronch Guard e Vacina Giárdia. Um palpite para ajudar sua memória, o seu veterinário talvez tenha avisado sobre as obrigatoriedades das vacinas, se lembrou, deve saber se ele tomou as quatro vacinas ou apenas as duas obrigatórias

Se você tem um gatinho, são apenas duas vacinas, Vacina V4 e Vacina Antirrábica, e as duas  são obrigatórias, sendo assim, se ele já tomou a vacina certamente foram as duas obrigatórias.

Para ambos os casos, cachorro e gato, vale lembrar a quantidade de vezes que você foi na clínica veterinária ou agendou o veterinário em domicílio, se a quantidade de visitas do veterinário foi a mesma quantidade das vezes de aplicação, até quatro doses, certamente ele cumpriu o período de imunização.

Eu sei que você pode estar com vergonha de pedir para o veterinário (às vezes já não é a primeira vez rsrs) mas não se preocupe, ele pode te ajudar, e tenho que certeza que faz questão disso. A maioria dos veterinários tem em seus sistemas o histórico do cliente.

Ahhh, uma dica que eu já vi dando certo, tente verificar na fatura do cartão ou extrato bancário, o valor total da vacina junto com o mês e aplicação podem ajudar a saber quais as vacinas foram aplicadas.

 

3º Como saber se ele está no período de reforço

As vacinas são anuais, se caso não souber o mês exato que foi aplicada, é possível lembrar em qual semestre foi aplicado ou pelo menos se foi realizado ou não no mesmo ano em questão.

Quanto as imunizações, elas são repetidas a cada 21 dias.

Você pode agendar um veterinário em domicílio para avaliação no seu cachorro ou gato, saiba mais com nossa central de atendimento.

 

Perguntas Frequentes sobre a perda da carteirinha:

Tem algum exame para saber se meu pet tomou a vacina?
Sim, existe a sorologia para detectar o anticorpo de cada vírus. Infelizmente a sorologia possui valores elevado, por isso não é tão comum o procedimento.

 

E se eu der a vacina antes da data de vencimento?

Não tem problema, o intervalo mínimo entre as vacinas são de 15 dias com exceção da antirrábica que são 30 dias.

 

E se eu der a vacina depois da data de vencimento?

Algumas vacinas podem durar mais que um ano, porém após o prazo de vencimento seu pet está correndo o risco de contaminação, por isso, recomendamos a aplicação antes do que depois.

 

Adotei ele adulto e não tenho carteirinha, como faço?

Primeiramente, parabéns, adoção de adultos é tão difícil acontecer 🙂
Normalmente o histórico do paciente adotado é desconhecido, aconselhamos a realização das vacinas essenciais, uma dose da Vacina Antirrábica e duas doses da Vacina V10 para cães e duas Vacina V4 para gatos, sendo o intervalo entre as doses de 21 dias, assim o paciente terá uma imunização inicial adequada. Caso a pessoa que está doando o animal não souber o histórico, espera-se um mínimo de 30 dias para se caso o paciente já tiver alguma vacina, não ter problema caso repita a vacina. Saiba mais sobre a adoção, se você adotou um cachorro ou adotou um gato.

E quando tiver uma nova carteirinha de vacinação

Assim que seu cachorro ou gatos estiverem com as vacinas em dia e uma carteira de vacinação novinha em mãos, tenha essas dicas para não perder as datas novamente e manter as vacinações em dias:

  • Guarde-a junto com outros documentos ou numa pasta de informações do seu pet.
  • Marque na sua agenda digital como as do seu e-mail.
  • Peça para o seu veterinário te lembra a próxima data.

Você pode entrar em contato conosco, e auxiliar melhor, se você já é cliente, temos o histórico das vacinas 🙂 

Eu vou ficando por aqui, espero que tenha ajudado a saber quais são as vacinas, não deixe seu cachorro ou gato sem imunização, ela é muito importante para sua saúde deles.

Até mais 🙂

Iniciar conversa
1
Oi, tudo bem? ☺
Nosso atendimento está pronto para conversar sobre os sintomas do paciente ou informar quais as vacinas necessárias serem aplicadas. 😊

O que acha de conversarmos para te informamos os valores das consulta e como funciona o agendamento?

Fique a vontade para iniciar a conversa. 🙂

ATENÇÃO
Entendemos que os cuidados com o Coronavírus COVID-19 é algo extremamente importante, e a saúde de nossos pacientes é prioridade.

Estamos atendendo com todos os cuidados possíveis

🖐 Limitaremos o contato físico
🧤 Usaremos luvas descartáveis
☢ Todos os materiais estão desinfectados.
🤒 Se estiver com os sintomas remarque a consulta

A prevenção é o melhor tratamento 😉

Até mais