Prevenção da Leptospirose em Cães

A Leptospirose é uma doença infecciosa que pode afetar cães e outros animais, incluindo seres humanos. É causada por uma bactéria chamada Leptospira, que é encontrada em água ou solos contaminados com urina de animais infectados, como roedores e bovinos.

Quais os sintomas da Leptospirose

Os sintomas incluem:

  • febre
  • perda de apetite
  • cansaço
  • dor muscular
  • vômito
  • diarreia
  • icterícia (pele e olhos amarelados). 

Alguns cães também podem apresentar dor de cabeça, confusão, problemas de movimento e problemas de visão.

Como prevenir a Leptospirose

A prevenção da Leptospirose começa com a vacinação regular do seu cachorro com a vacina V10, que oferece proteção contra algumas das formas mais comuns da bactéria. 

Além disso, é importante manter seu ambiente de vida limpo e evitar que seu cachorro tenha contato com águas paradas ou solos contaminados, especialmente se houver roedores na área.

Certifique-se ao hospedar seu doguinho em hotéis e creches se solicitam  comprovação da vacina V10 de todos os hóspedes

Leptospirose dá em gatos também

Sim, os gatos também podem ser afetados pela Leptospirose, embora sejam menos propensos a contrair a doença do que os cães. No entanto, é importante manter os gatos vacinados e protegidos contra a bactéria, especialmente se eles têm acesso a áreas externas onde podem estar expostos a roedores infectados.

Quais os exames para verificar se o cachorro tem Leptospirose

Se você suspeitar que seu cachorro pode ter a Leptospirose, o primeiro passo é levar seu animal de estimação ao veterinário para um exame completo. 

O exame pode incluir uma análise de sangue, urina e fluidos corporais, bem como uma avaliação clínica para avaliar os sintomas e a saúde geral do animal.

A consulta em domicílio é indicada para esse quadro.

Se o seu cachorro estiver muito doente para ser transportado até uma clínica veterinária, um veterinário em domicílio pode consultar em casa e fornecer o tratamento inicial. 

Esse tipo de consulta pode ser uma boa opção para animais de estimação muito doentes ou ansiosos, e ajuda a minimizar o estresse do animal.

A leptospirose é uma doença bacteriana que pode ser transmitida por contato com água ou solo contaminados. Os sintomas incluem febre, fraqueza, perda de apetite e dor muscular. Para prevenir a leptospirose, é importante manter seu cão vacinado com a vacina V10. O atende pet também oferece suporte para garantir a saúde e bem-estar do seu animal de estimação.

Image by efe_madrid on Freepik
Rolar para cima