fbpx

Quando fazer uma consulta de rotina em pets

o que é feito na consulta de rotina

Nós sempre falamos em nossos posts: A prevenção é sempre o melhor tratamento, eu sei, você faz de tudo para seus dogs e gatinhos, boa alimentação, passeios diários, vacinas em dia e todo aquele cuidado para que eles não se machuquem, não é? E mesmo eles estando bem e tomando todos os cuidados vem a pergunta: 

Por que fazer uma consulta de rotina se aparentemente meu petzinho está ótimo?

A consulta de rotina em cães e gatos irá prevenir futuras doenças ou até mesmo verificar algum sintoma que talvez, ainda não se manifestou.

O médico veterinário avaliará fisicamente o paciente por completo:

  • Cor da gengiva
  • Cor da região dos olhos
  • Verificar possíveis alterações de pele
  • Dentro da orelha* 
  • Verificação de hidratação e linfonodos
  • Auscultação de coração e pulmão 
  • Aferição de temperatura
  • Palpação abdominal

*Com o otoscópio é possível avaliar os condutos auditivos para possíveis inflamações e odores característicos de infecção de orelhas

E quais são os exames veterinários solicitados?

O exame físico inicial serve para afunilar possíveis alterações, indicando até início de certas doenças, assim verificando a necessidade de determinados exames específicos. 

Para avaliação que não é possível detectar com o avaliação física realizada pelo veterinário no paciente indicamos a realização dos exames abaixo: 

Entenda também o que cada exame verificar no organismo do seu petzinho:

Exames na consulta de rotina para 

Exames de sangue:

Hemograma
Irá identificar possíveis infecções, anemias, alterações plaquetárias (são responsáveis pela coagulação do sangue, e podem estar baixas como na doença do carrapato ou mesmo doenças autoimunes) e até identificação hemoparasitas, ou seja, parasitas que são encontrados no sangue como a Leishmania, responsável pela Leishmaniose ou microfilárias, responsável pela Dirofilariose.

Creatinina e Uréia
Essas enzimas são importantes para verificar o funcionamento adequado dos rins, ou seja, a capacidade adequada de filtração dos rins. No entanto, essa não é a única utilidade, são enzimas que também podem aumentar na desidratação ou mesmo doenças cardíacas e endócrinas.

A.L.T (Alanina aminotransferase)
Avalia o funcionamento do fígado de cães e gatos

FA (Fosfatase alcalina)
Essa enzima quando aumentada em cães indica possíveis alterações no fígado, vias biliares e/ou ósseas, por isso, nesses casos de alteração é filtrado por exemplo se o paciente é um filhotes, se for o caso, esse aumento da F.A. é  indicativo de um crescimento ósseo e não uma doença no fígado. Já em felinos tem um tempo de permanência menor no sangue e por isso não é muito fidedigna para essa avaliação.

G.G.T.: (Gama GT) 
É importante para verificar o funcionamento adequado do fígado e vias biliares principalmente nos felinos, visto que tem um tempo menor no sangue.

Glicemia
Avalia a quantidade de glicose no sangue, classificado em hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue) e hiperglicemia (alta quantidade de glicose no sangue). Sendo essa última alterada quando o paciente é diabético.

Exame de fezes
Parasitológico de fezes: realiza a avaliação através de microscópio de possíveis verminoses principalmente em filhotes provenientes de locais com grande quantidade de animais, como canil, gatil ou abrigos.

Qual o período da consulta veterinário de rotina

Indicamos fazer a consulta de rotina semestralmente, mas fazer a consulta em seus pets anualmente já é bem válido para não tomarmos sustos no futuro.

A consulta de rotina veterinária em casa

O Atende Pet realiza a consulta de rotina em sua casa, no horário marcado sem necessidade de fila ou estressar o seu gatinho ou cãozinho. Além da avaliação física realizada em domicílio, a veterinária pode coletar os exames sugeridos acima ou até mesmo algum mais específico, após a avaliação física.

Entre em contato para mais informações.
Saiba como funciona aqui

Conteúdo criado com a participação da Dra Bárbara Donato

Rolar para cima
Iniciar conversa
1
Oi, tudo bem? ☺
O atendimento está pronto para conversar sobre os sintomas do paciente ou informar quais as vacinas para serem aplicadas. 😊

Podemos iniciar a conversa para te informamos os valores das consulta e como funciona o agendamento?

Fique à vontade para iniciar a conversa. 🙂

A prevenção é o melhor tratamento

Até mais