Nós sempre falamos em nossos posts: A prevenção é sempre o melhor tratamento, eu sei, você faz de tudo para seus dogs e gatinhos, boa alimentação, passeios diários, vacinas em dia e todo aquele cuidado para que eles não se machuquem, não é? E mesmo eles estando bem e tomando todos os cuidados vem a pergunta:
Por que fazer uma consulta de rotina se aparentemente meu petzinho está ótimo?
A consulta de rotina em cães e gatos irá prevenir futuras doenças ou até mesmo verificar algum sintoma que talvez, ainda não se manifestou.
O médico veterinário avaliará fisicamente o paciente por completo:
- Cor da gengiva
- Cor da região dos olhos
- Verificar possíveis alterações de pele
- Dentro da orelha*
- Verificação de hidratação e linfonodos
- Auscultação de coração e pulmão
- Aferição de temperatura
- Palpação abdominal
*Com o otoscópio é possível avaliar os condutos auditivos para possíveis inflamações e odores característicos de infecção de orelhas
E quais são os exames veterinários solicitados?
O exame físico inicial serve para afunilar possíveis alterações, indicando até início de certas doenças, assim verificando a necessidade de determinados exames específicos.
Para avaliação que não é possível detectar com o avaliação física realizada pelo veterinário no paciente indicamos a realização dos exames abaixo:
Entenda também o que cada exame verificar no organismo do seu petzinho:
Exames na consulta de rotina para
Exames de sangue:
Hemograma
Irá identificar possíveis infecções, anemias, alterações plaquetárias (são responsáveis pela coagulação do sangue, e podem estar baixas como na doença do carrapato ou mesmo doenças autoimunes) e até identificação hemoparasitas, ou seja, parasitas que são encontrados no sangue como a Leishmania, responsável pela Leishmaniose ou microfilárias, responsável pela Dirofilariose.
Creatinina e Uréia
Essas enzimas são importantes para verificar o funcionamento adequado dos rins, ou seja, a capacidade adequada de filtração dos rins. No entanto, essa não é a única utilidade, são enzimas que também podem aumentar na desidratação ou mesmo doenças cardíacas e endócrinas.
A.L.T (Alanina aminotransferase)
Avalia o funcionamento do fígado de cães e gatos.
FA (Fosfatase alcalina)
Essa enzima quando aumentada em cães indica possíveis alterações no fígado, vias biliares e/ou ósseas, por isso, nesses casos de alteração é filtrado por exemplo se o paciente é um filhotes, se for o caso, esse aumento da F.A. é indicativo de um crescimento ósseo e não uma doença no fígado. Já em felinos tem um tempo de permanência menor no sangue e por isso não é muito fidedigna para essa avaliação.
G.G.T.: (Gama GT)
É importante para verificar o funcionamento adequado do fígado e vias biliares principalmente nos felinos, visto que tem um tempo menor no sangue.
Glicemia
Avalia a quantidade de glicose no sangue, classificado em hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue) e hiperglicemia (alta quantidade de glicose no sangue). Sendo essa última alterada quando o paciente é diabético.
Exame de fezes
Parasitológico de fezes: realiza a avaliação através de microscópio de possíveis verminoses principalmente em filhotes provenientes de locais com grande quantidade de animais, como canil, gatil ou abrigos.
Qual o período da consulta veterinário de rotina
Indicamos fazer a consulta de rotina semestralmente, mas fazer a consulta em seus pets anualmente já é bem válido para não tomarmos sustos no futuro.
A consulta de rotina veterinária em casa
O Atende Pet realiza a consulta de rotina em sua casa, no horário marcado sem necessidade de fila ou estressar o seu gatinho ou cãozinho. Além da avaliação física realizada em domicílio, a veterinária pode coletar os exames sugeridos acima ou até mesmo algum mais específico, após a avaliação física.
Entre em contato para mais informações.
Saiba como funciona aqui
Conteúdo criado com a participação da Dra Bárbara Donato