ranitidina está proibida de dar as pets?

Recentemente todos nós fomos alertados sobre o uso do Cloridrato de Ranitidina, não por menos, todos os noticiários informavam que o produto contém outro composto, esse cancerígeno, fomos entender melhor o que está acontecendo, e principalmente, quais as medidas a serem tomadas.

 

Os indícios do componente cancerígeno, foram identificados, quando realizaram alguns testes nas medicações que têm como componente o cloridrato de ranitidina, neste teste foi detectado níveis elevados de nitrosaminas, sendo essa a substância cancerígena, tanto para humanos quanto para animais.

Isso nos pegou de surpresa, porque esse é um medicamento muito receitado também por veterinários. Mas e agora o que eu faço?

Vamos começar entendendo, o que é Ranitidina!

 

Primeiro, vamos entender o que é o Cloridrato de Ranitidina. A Ranitidina é um antagonista do receptor H², é usado para o tratamento de úlcera duodenal e úlcera gástrica benigna, assim sendo, é um medicamento para alterações gástricas, tanto em animais, quanto humanos.

 

E o que são as Nitrosaminas? 

 

As Nitrosaminas são compostos químicos cancerígenos, produzidos a partir de nitritos e aminas, apenas em certas condições, como o interior do estômago humano.

 

Entendi, mas afinal, qual a ligação entre Ranitidina e a Nitrosamina?

 


As indústrias farmacêuticas, a fim de garantir a qualidade dos medicamentos vendidos no mercado, fazem constantemente testes em medicamento, mesmo aqueles que já são usados há muito tempo. Um desses testes são justamente para detectar uma substância que chama nitrosamina e no dia 21/01/2020, a população foi notificada sobre a retenção de alguns lotes do Cloridrato de Ranitidina, devido o composto conter nitrosaminas, sendo a produção dessa substância, a própria ranitidina, que seria o princípio ativo da medicação. 

 

Essas nitrosaminas,como já falamos, possuem um alto potencial cancerígeno no organismo, tanto humanos, quanto animais. Os testes realizados na Ranitidina em comprimido, cápsula e líquida, detectaram níveis acima do permitido de nitrosaminas.

 

Quais foram as providências tomadas?

 

A primeira providência tomada pelas farmácias, foi a retirada imediata da Ranitidina em comprimido e cápsula do mercado, assim, evitando o risco de utilizar o medicamento contendo Nitrosamina que estava níveis elevados. 

 

A ranitidina líquida apresentou também concentrações acima do permitido, porém em quantidade inferior do que a cápsula ou comprimido. Por a nitrosamina ter sido identificada em quantidade inferior na apresentação líquida do medicamento, mas também preocupante, ainda não foi retirada do mercado. Pelo fato de que existe uma grande necessidade de tratamento em bebês e crianças até três anos de idade com o uso do Label, principalmente para as crianças que têm refluxo, e não existe hoje no mercado comercialmente, para uso pediátrico, uma outra substituição da ranitidina. Portanto, até surgirem novas estudos para formulações com outros ativos que tenham a finalidade de protetor gástrico antagonista H2, a apresentação líquida da medicação ainda vai estar disponível nas farmácias. 

 

Para os pets a Ranitidina está proibida?

 

Agora, pensando no lado veterinário, se pudermos evitar a prescrição de ranitidina, pois há conhecimento do potencial cancerígeno, é recomendado que faça a substituição para Famotidina que também é o Antagonista H2, essa medicação pode ser manipulado em cápsulas, xarope, biscoitos, snacks, pasta e filme oral. 

 

Essa publicação foi criado em parceria com a Dra Mariana Morari da FarmaBichos, referências em manipulação veterinária.

 

Iniciar conversa
1
Oi, tudo bem? ☺
Nosso atendimento está pronto para conversar sobre os sintomas do paciente ou informar quais as vacinas necessárias serem aplicadas. 😊

O que acha de conversarmos para te informamos os valores das consulta e como funciona o agendamento?

Fique a vontade para iniciar a conversa. 🙂

ATENÇÃO
Entendemos que os cuidados com o Coronavírus COVID-19 é algo extremamente importante, e a saúde de nossos pacientes é prioridade.

Estamos atendendo com todos os cuidados possíveis

🖐 Limitaremos o contato físico
🧤 Usaremos luvas descartáveis
☢ Todos os materiais estão desinfectados.
🤒 Se estiver com os sintomas remarque a consulta

A prevenção é o melhor tratamento 😉

Até mais