Há muitas dúvidas sobre a vacinação de cães e gatos, principalmente questões sobre em qual idade é necessário iniciá-la.

Imunização de doenças

A idade em que se inicia a vacina e a quantidade de doses de vacinação são fatores contribuintes para obter a imunização vacinal adequada, ou seja, cada animal deverá ter uma resposta imune ideal e obter proteção contra as doenças. Nos filhotes, os anticorpos proveniente da mãe, estão presentes até 8 a 12 semanas de vida, e esses anticorpos impedem uma imunização vacinal adequada. A recomendação quando a vacinação é iniciada às 6 ou 7 semanas de idade, uma série de quatro vacinas primárias seria administrada com um intervalo 3 a 4 semanas, mas somente três seriam necessárias se o início for às 8 ou 9 semanas de idade e intervalo similar de 3 a 4 semanas. Abaixo estão as vacinas que podem ser aplicadas em cães e gatos e quais doenças elas protegem:

Vacina V8

Vacina V10

São vacinas aplicadas em cães e protege contra as principais doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose, Parainfluenza canina e Leptospirose Canina. Essa vacina pode ser aplicada a partir de 45 dias de vida, e as doses podem variar entre 3 a 4 doses com intervalos de 21 a 30 dias. O reforço após as primeiras doses, pode ser anual ou trienal dependendo do estilo de vida do animal, e quem irá determinar esse intervalo será o veterinário. 

Vacina Bronchi Guard

Também é aplicada em cães e protege contra o vírus Bordetella bronchiseptica, um dos vírus que ocasionam a traqueobronquite infecciosa canina (gripe canina ou tosse dos canis). Não é uma vacina obrigatória e é indicado para pacientes que estão em contato constantemente com outros cães, por exemplo frequentadores de creches, parques e hotéis. A idade indicada para aplicação é a partir dos 60 dias de vida e são aplicadas 2 doses com intervalos de 21 a 30 dias, e depois os reforços são anuais. Além da aplicação por via subcutânea, existe a possibilidade da vacina intraoral ou intranasal, protegem contra o vírus da Parainfluenza e da B.bronchiseptica, é realizada apenas uma dose para efetivar a imunidade contra os vírus e após é repetido anualmente.

Vacina da Giárdia

É exclusivamente para cães e auxilia na diminuição da eliminação de cistos nas fezes e na proteção contra giardíase. Também não é uma vacina obrigatória e é indicada para pacientes que já tiveram giardia ou frequentam locais que possuem uma grande fluxo de cães. A idade correta para vaciná-los é a partir dos 60 dias de idade e são aplicadas 2 doses com intervalos de 21 a 30 dias e repetidas anualmente.

Vacina V4 e V3

É aplicada em gatos e protegem contra as principais doenças: Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Clamídia. Já a vacina V3, protege contra Rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia. Ambas podem ser aplicadas a partir de 60 dias de vida, e assim determinado quantas doses serão realizadas. Podem variar de 3 a 4 doses com intervalos de 21 a 30 dias. Para reforço após as primeiras doses, pode ser anual ou trienal dependendo do estilo de vida do animal e quem irá determinar esse intervalo será o veterinário.

Vacina Antirrábica

Só pode ser realizada a partir dos 4 meses de idade em uma única dose, tanto em cachorros como para gatos. Quanto ao reforço, são repetidas anualmente por ser uma doença de saúde pública, e fatal se transmitida para o ser humano.

Pets sem vacinação

Alguns animais podem não estar vacinados pelo motivo de abandono, ou seja, não têm alguém para se responsabilizar pela vacinação ou pelos donos não terem condições financeiras para tal. 

A solução é que na região, onde no raio onde estão localizados esses animais, tenham o máximo de animais vacinados para efetivar a proteção desses que não já tem. Isso é chamado de efeito rebanho, onde os animais vacinados não deixam essas doenças se infiltrarem na comunidade canina e assim controla a propagação das doenças. Por isso, vacine seu animal, pois você vai proteger não só seu animal, como os que não estão vacinados.

Mantenha a carteira de vacinação do seu pet em dia

Ficou alguma dúvida? Já verificou se a carteira de vacinação está em dia? Quer agendar a vacinação do seu pet?

Agende agora com um dos nossos veterinários, clicando aqui.

preloader